[ Dia 23-12-2004 ] – Operação de Natal da BT envolve 70 homens, em Setúbal

0

Operação de Natal da BT
envolve 70 homens, em Setúbal 

A Operação de Natal 2004 na zona de Setúbal vai “envolver, diariamente, 70 homens empenhados”, garante o tenente Paulo Gomes, da Brigada de Trânsito de Coina (BT). O responsável adverte que os maiores congestionamentos devem ocorrer na Ponte 25 de Abril. Ainda assim, desdramatiza eventuais “filas”, pois “prevê-se mais fluxo de trânsito de sul para norte”. Contudo, o distrito pode contar com alguns problemas no Ano Novo, principalmente “na A2, na Ponte Vasco da Gama e nas nacionais 5 e 10”

As zonas mais problemáticas, para o tenente Paulo Gomes, são a “nacional 5”, porém, “a rede viária é razoável. “Desde que haja uma condução sensível e sem álcool não se prevê muitos acidentes”, garante. No que se refere ao Nó da Califórnia, na Marateca, “não devem ocorrer muitos acidentes” mas “deve-se ter cuidado com o pavimento”, afirma o responsável.  

A BT de Coina vai “actuar preventivamente”, tal como refere o tenente Paulo Gomes. O objectivo é “os agentes estarem visíveis para que não hajam movimentos de risco”. Desta forma, evitam-se “as ultrapassagens pela direita e os excessos”. O responsável salienta que “tem de haver uma fiscalização preventiva e não repressiva”, na medida em que a BT “estará em vários locais para ser visível a todas as pessoas”.  

A BT fará “períodos de fiscalização de pneus, de seguros, de luzes, dos cintos de segurança” e ainda verificará “se há presença de álcool no sangue”. Ou seja, tudo “o que pode afectar a segurança do condutor”. As principais causas de acidente continuam ainda a ser a velocidade em excesso e o álcool, por isso o tenente Paulo Gomes apela aos viajantes para que “façam uma condução segura e moderada”, conclui. 

A Operação Natal começou hoje de madrugada e vai até as 24 horas do dia 27 de Dezembro. seta-7567291