PSD escolhe Negrão como cabeça de lista
em Setúbal
O PSD confirma Fernando Negrão como cabeça de lista por Setúbal, às legislativas de 20 de Fevereiro. O presidente da Comissão Distrital do PSD, Luís Rodrigues, explica que o nome do actual ministro da Segurança Social surge “devido à sua capacidade de ombrear com o Partido Socialista no distrito”. Fica assim definitivamente afastado o nome de Zita Seabra, que Luís Rodrigues garante “nunca ter sido pensado para representar o partido, em Setúbal”.
“São dois candidatos fortes” admite Luís Rodrigues ao referir-se a António Vitorino e a Fernando Negrão. O combate nacional vai ser “renhido” e Setúbal é o terceiro distrito com mais eleitores. Por isso, o PSD opta por Fernando Negrão devido ao “reconhecimento público do trabalho desenvolvido”. “É jovem, tem provas dadas e inspira respeito”, descreve Luís Rodrigues.
Fernando Negrão enfrenta em Setúbal um adversário de peso, António Vitorino do PS. Em 1995, António Vitorino foi cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Setúbal e o PS conseguiu a maioria no distrito, naquele que foi “um dos melhores resultados de sempre em Setúbal”, relembra o deputado socialista Joel Hasse-Ferreira. Nas últimas legislativas, o actual ministro da Segurança Social encabeçou a lista de Faro. Na altura, os sociais-democratas obtiveram o mesmo número de deputados que o PS.
Além disso, segundo Luís Rodrigues, as eleições em Setúbal “enfrentam” uma incógnita, “não se sabe o que vai acontecer aos votos PCP”. Provavelmente, “haverá votos desviados para o PS e para o Bloco de Esquerda”.
Luís Rodrigues já tem nomes pensados para as autárquicas de Dezembro de 2005, em alguns concelhos. Contudo, recusa adiantar já as personalidades mas promete divulgar a lista “mesmo antes das legislativas”. Sesimbra e Setúbal “são dois círculos onde o PSD tem potencialidades para ganhar”, assegura.