Jogos do Sado 2005 apostam nos desportos náuticos
A iniciativa Jogos do Sado da Câmara de Setúbal regressa este ano com uma “grande aposta nos desportos náuticos”. De acordo com a vereadora do Desporto, Maria das Dores Meira, a Travessia do Sado a Nado, que já vai na terceira edição, é “a maior prova” destes jogos e o objectivo é que, este ano, “atinja a internacionalização”. A terceira edição dos Jogos do Sado “tem, ainda, como componente fundamental o reforço da participação dos cidadãos portadores de deficiência”.
A iniciativa, que tem início no dia 12 de Janeiro, no Parque Verde da Bela Vista, é constituída por um conjunto de 22 modalidades desportivas que se vão desenrolar até ao dia 15 de Setembro. A vereadora Maria das Dores Meira salienta o “aumento do número de modalidades envolvidas (o ano passado eram 17)” que demonstra como a iniciativa tem vindo a crescer de importância.
A grande aposta da iniciativa volta a ser a realização de actividades náuticas no Rio Sado, este ano “têm ainda mais ênfase do que nas edições anteriores”. Destaque para a maratona do Rio Sado (29 de Maio), a canoagem, com a segunda edição do Troféu Kayak-Mar (29 de Maio), a Regata de Cruzeiro (a realizar em Maio) e a prova que encerra os jogos, a Travessia do Sado a Nado.
Esta última vai realizar-se em Setembro, contudo “ainda não tem dia definido”. A data inicialmente prevista é 15 de Setembro, mas “tudo depende das fases das marés”. Além disso, é uma boa data para quem reside no concelho de Setúbal, já que é feriado municipal, mas “torna-se complicado para quem vem de fora”. Certo é que esta prova é já o ex-libris dos Jogos do Sado e deverá encerrar a iniciativa em Setembro.
Para além dos desportos náuticos, a autarquia quer, este ano, “reforçar a participação de cidadãos portadores de deficiência”. Haverá provas adaptadas, dirigidas a esta população específica, que, também, “poderá participar nas provas abertas à comunidade em geral”. Maria das Dores Meira salienta o “empenho da autarquia em promover actividades para as pessoas portadoras de deficiência”. A Câmara de Setúbal tem, mesmo, um funcionário, que já trabalhou na Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadãos Deficiente Mental (APPACDM), e que “trata especialmente das questões da deficiência e de desportos náuticos”.
A iniciativa está orçada em mais de 56 mil euros, mas “não representa qualquer custo para a Câmara de Setúbal”, sublinha a vereadora do Desporto. Este valor é “totalmente patrocinado pelo mecenato” e tem a empresa Águas do Sado como maior patrocinadora, pois vai custear 70% do orçamento do evento. O director-geral da Águas do Sado, Eduardo Coimbra, congratula-se por apoiar uma iniciativa que “tem crescido em qualidade de organização e em ambição”. Acredita tratar-se de um evento “muito proveitoso para o desenvolvimento do desporto no concelho”, por isso garante que a Águas do Sado vai continuar a apoiar as futuras edições.
As actividades desportivas, de lazer ou competitivas, estão “abertas a toda a comunidade do concelho” e pretendem “contribuir para o desenvolvimento desportivo de Setúbal”. Os Jogos do Sado têm como objectivo “promover uma melhoria na qualidade técnica e formativa das actividades e generalizar a prática do desporto”. Além disso, constituem uma boa oportunidade para dinamizar o movimento associativo, as escolas e outras organizações sociais para uma “maior participação e implementação de actividades desportivas”.
As provas dividem-se em dois níveis de intervenção, ou seja, o escolar e o associativo. Dentro de cada um há vários escalões, desde o infantil aos veteranos. No dia 12 de Janeiro realiza-se a cerimónia de abertura, com várias actividades previstas para o Parque Verde da Bela Vista. A associação Lebres do Sado, campeã nacional de provas de orientação vai ajudar a autarquia na realização deste tipo de provas. O Desporto Escolar do Centro da Área Educativa de Setúbal apoia na realização de uma “grande prova de corta-mato” e o Vitória de Setúbal colabora ainda na realização de diversas modalidades. A APPACDM é outra associação parceira da Câmara de Setúbal no evento.