Área Agro-Florestal Nascente
13) A Área Agro-Florestal Nascente é aquela que se situa mais a Nascente, geograficamente já fora da Península de Setúbal propriamente dita, na transição desta para o Alentejo, e como tal é aquela que possui características mais rurais, distinguindo-se de todas as outras unidades.
Nesta unidade é desejável que se proceda a uma articulação do meio rural com o sistema urbano regional, procedendo-se à manutenção e valorização dos usos florestais e agrícolas. Para tal é necessário estabelecer limites para a expansão urbana, restringindo-a a alguns núcleos urbanos, tendo em conta o povoamento nesta unidade e a nova geografia de acessibilidades criada pela execução do Plano Rodoviário Nacional e pela modernização ferroviária.
É importante que se articule o espaço rural com as actividades turística, comercial e de recreio e lazer, pelo que se fomenta a implementação de alguns núcleos turísticos que não têm, no entanto, expressão no Modelo Territorial.
Pretende criar-se três pólos logísticos, em Pegões, Marateca e Poceirão, com ligações muito fortes entre eles, de forma a que em conjunto formem uma plataforma logística que possibilite a articulação da Península com o Sul do país e com Espanha.