Costa da Caparica/Praia do Meco
3) A Costa da Caparica/Praia do Meco engloba a Trafaria, a Costa da Caparica e a Fonte da Telha, sendo o seu limite sul junto da Aldeia do Meco. Corresponde, genericamente, a uma faixa ao longo de toda a costa atlântica Poente, onde predominam praias naturais, à excepção da frente urbana da Costa da Caparica.
As praias urbanas da Costa da Caparica e as praias naturais ao longo da costa são as únicas com grande capacidade balnear em toda a AML, com uma localização muito favorecida em relação à cidade de Lisboa.
O valor natural e ecológico desta unidade corresponde à Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica (protegida por lei) e aos extensos areais e matas. É necessário proteger estes valores naturais, devido à sua sensibilidade e vulnerabilidade à variação dos factores exteriores, muitas vezes provocadas por acções do Homem.
A maior parte da área desta unidade é definida como área a proteger, integrando o Sistema Ecológico da Península de Setúbal (ver Planta 4 – Sistema Ecológico). Destacam-se dois pólos urbanos a norte: o da Trafaria e o da Costa da Caparica, contrastando com toda a área a sul do pólo da Costa da Caparica, que se pretende natural, apenas com pontuais interferências de apoios balneares. Desta forma, do ponto de vista ambiental para a Península, esta unidade possui um carácter estruturante, sendo no entanto necessário proceder á sua qualificação e estruturação.
A Plataforma Logística Portuária existente na Trafaria, para além de ser um pólo muito importante para o desenvolvimento económico desta unidade, em paralelo com a actividade turística, é também um importante elo de ligação com a unidade Sobreda/Charneca/Quinta do Conde, mais propriamente com o pólo de Investigação & Desenvolvimento e Ensino da Caparica e com a Frente Urbana do Tejo, em relação à cidade de Almada. Estas ligações devem ser fortalecidas, de modo a consolidar pólos competitivos e com competências a nível regional e nacional.
O outro pólo definido nesta unidade é o pólo da Costa da Caparica com especialização na actividade turística, de recreio e lazer. Pretende-se renovar e qualificar os espaços existentes que apoiarão o fluxo de turistas que irão visitar este local à procura do turismo de Sol e Praia. É necessário fortalecer a ligação deste pólo com o pólo turístico da Aroeira/Fonte da Telha/Verdizela, a sul, uma vez que estes se complementam, estando o pólo da Costa da Caparica mais relacionado com a existência de estabelecimentos de apoio ao turismo e o pólo da Aroeira/Fonte da Telha/Verdizela mais relacionado com equipamentos e infra-estruturas de recreio e lazer.
Nesta unidade são definidas duas áreas vocacionadas para o turismo, para além do pólo da Costa da Caparica. A definição destas áreas não significa a sua total ocupação com urbanizações, mas salienta a importância e potencialidade destes locais para o exercício destas actividades e assim a necessidade do seu planeamento específico e manutenção de elevados níveis de desafogo.