[ Setúbal na Rede] – PEDEPES – Ambiente

0
Rate this post

7) A unidade Espichel/Arrábida corresponde sensivelmente à área com a mesma designação definida na primeira fase da Rede Natura 2000. Esta unidade é um dos elementos mais importantes da Rede Ecológica da Área Metropolitana, pertencendo à Rede Primária. Desta forma, tal como todos os elementos pertencentes à Rede Ecológica, a valorização e manutenção dos valores naturais desta unidade é de extrema importância para o equilíbrio de todo o Sistema Ecológico da Península (ver Planta 4 – Sistema Ecológico).

Esta unidade contém praticamente toda a área correspondente ao Parque Natural da Arrábida, possuindo a maior parte dos seus terrenos um elevado interesse cultural e natural. Tem características semelhantes à unidade Matas de Sesimbra/Lagoa de Albufeira, e grande parte dos seus espaços naturais possuem uma grande sensibilidade e vulnerabilidade a variações de factores exteriores.

Na hierarquia funcional definida, foram classificados dois pólos turísticos com dimensões distintas. O pólo de Azeitão, de pequenas dimensões, cuja actividade turística se poderá relacionar com a produção artesanal de produtos tradicionais, como por exemplo o vinho e o queijo da região, e o pólo de Sesimbra, de maiores dimensões, considerado um pólo urbano de primeiro nível especializado no turismo.

Tal como se pode constatar pelo anteriormente descrito, as principais actividades económicas desta unidade assentam no turismo, recreio e lazer, relacionados com o espaço natural/florestal e com a praia/sol/mar. É fundamental estruturar e qualificar, tanto estas áreas naturais, como as áreas construídas, pretendendo-se nestas últimas proceder à sua valorização, no que diz respeito principalmente, aos espaços públicos e património histórico.