Matas de Sesimbra/Lagoa de Albufeira
5) A unidade designada como Matas de Sesimbra/Lagoa de Albufeira possui, tal como a unidade do Estuário do Tejo, grande importância a nível ecológico, nomeadamente em relação ao sistema ecológico da Área Metropolitana de Lisboa, fazendo parte da Rede Primária deste sistema. Assim, esta unidade é mais um dos elementos fundamentais para a estrutura do Sistema Ecológico da Península, sendo importante proceder à sua manutenção e valorização ambiental.
Caracteriza-se por uma paisagem essencialmente florestal em espaço natural. Abrange a quase totalidade do sítio de Fernão Ferro/Lagoa de Albufeira, definido na segunda fase da Rede Natura 2000, e as matas de Sesimbra. Um dos elementos naturais que mais se salienta nesta unidade é a Lagoa de Albufeira, o qual se pretende proteger e manter, pelas suas características e potencialidades ambientais (ver Planta 4 – Sistema Ecológico).
É uma unidade onde existe pouca intervenção urbana, destinada essencialmente à agricultura e uso florestal. Devido a estas características, nenhum dos pólos definidos na hierarquia funcional se encontra dentro dos seus limites.
Foi definida uma área vocacionada para o turismo, onde se pretende implementar actividades intimamente relacionadas ou compatíveis com o espaço natural, apoiadas nas infra-estruturas, equipamentos e serviços do pólo turístico de Sesimbra.
O principal objectivo a atingir nesta unidade prende-se com a valorização e manutenção do seu papel enquanto espaço estruturante e fundamental da Estrutura Ecológica da Península.