Penalva/Pinhal Novo/Atalaia
10) A unidade designada por Penalva/Pinhal Novo/Atalaia situa-se na área central da Península, e estende-se um pouco para Norte, até Alcochete. É constituída, a Poente, pela área de Coina/Penalva e, a Nascente, pelo Pinhal Novo e pelo corredor predominantemente rústico até ao Tejo (próximo de Alcochete).
Aproveitando as infra-estruturas já existentes na área industrial de Coina, propõe-se a delimitação de uma área logística mais abrangente, de forma a que esta se possa interligar de um modo muito directo com a área logística correspondente à Siderurgia, na Frente Urbana do Tejo. Pretende-se assim formar uma plataforma logística metropolitana, que interaja com as restantes plataformas da Península, criando uma rede logística coesa a nível peninsular e metropolitano. É desejável que se fortaleça a ligação do pólo logístico de Coina com o pólo logístico de Pinhal Novo.
É necessário controlar a dispersão urbana, principalmente na zona do Pinhal Novo, de forma a contribuir para uma melhor gestão do solo e também para contribuir para uma gestão mais equilibrada de outros recursos naturais, tendo em conta que esta unidade contém alguns espaços naturais importantes para o Sistema Ecológico da Península de Setúbal (ver Planta 4 – Sistema Ecológico).
Esta unidade é um espaço de transição entre a área Poente da Península, que corresponde a uma área mais urbanizada, com problemas de gestão do solo e falta de planeamento das áreas urbanas, e a área Nascente, mais naturalizada, onde os usos agrícola e florestal predominam, bem como a existência de núcleos urbanos dispersos, com cariz mais rural.