[ Setúbal na Rede] – PEDEPES – Ambiente

0
Rate this post

6) A unidade Santana/Meco é limitada a sul, sensivelmente, pelo sítio Arrábida/Espichel definido na primeira fase da Rede Natura 2000 e, a norte, pelas matas de Sesimbra. Embora corresponda a um espaço natural, inclui alguns aglomerados urbanos. Tal como na unidade anterior, os espaços agrícolas e agro-florestais predominam.

Foram definidas três áreas vocacionadas para o turismo, recreio e lazer, com base nos espaços urbanos existentes e na sua expansão prevista. Esta representação pretendeu, por um lado, limitar a expansão urbana e estruturar os espaços urbanos existentes, e por outro, fomentar o desenvolvimento desses aglomerados, sem, no entanto, prejudicar o seu enquadramento na paisagem natural.

Esta unidade possui uma forte componente turística, sendo esta actividade a sua principal fonte de atracção e investimento. Os espaços turísticos, de recreio e lazer definidos serão apoiados pelas infra-estruturas existentes no pólo turístico de Sesimbra.

As actividades turísticas que se pretende implementar estão relacionadas com o meio natural, mais viradas para o turismo ambiental. No entanto, tendo em conta a forte relação que irá existir entre estas e o pólo de Sesimbra, estas actividades poderão ter também uma componente de turismo de Sol e Praia. Associada a estas intervenções está sempre presente a preocupação relativamente à valorização ambiental e manutenção dos valores ecológicos existentes.

Devido às características descritas, e tal como a unidade Matas de Sesimbra/Lagoa de Albufeira, esta unidade não inclui nenhum pólo fundamental para a rede hierárquica definida.