[ Setúbal na Rede] – PEDEPES – Ambiente

0
Rate this post


Sobreda/Charneca/Quinta do Conde

4) A unidade Sobreda/Charneca/Quinta do Conde é limitada a sul pelas matas de Sesimbra e Lagoa de Albufeira. Abrange o pólo do Monte da Caparica possuindo, essencialmente ao longo do rio Judeu, algumas bolsas de espaços naturalizados, que constituem áreas com valores naturais a preservar.

Esta unidade é caracterizada por uma ocupação urbana desordenada, originalmente de génese ilegal. Devido a este facto, pretende-se estruturar e revitalizar a rede urbana, por forma a minimizar os impactos da anterior ausência de planeamento urbanístico das últimas décadas. Assim, é fundamental controlar por um lado a dispersão e por outro a expansão urbana dos núcleos existentes, delimitando de uma forma clara os perímetros urbanos dessas áreas.

É uma unidade de transição entre as unidades da Costa da Caparica/Praia do Meco e da Frente Urbana do Tejo possuindo, de certa forma, as características de ambas, localizando-se aqui os principais problemas de expansão urbana desordenada, bem como as questões sociais próprias das áreas de génese ilegal.

Possui um pólo com importância a nível da Península de Setúbal relacionado com a Investigação & Desenvolvimento e Ensino no Monte da Caparica. Este pólo tem uma especialização funcional relacionada com a Investigação & Desenvolvimento, procurando fomentar-se o investimento em novas tecnologias científicas, associadas ao pólo de ensino já existente. Desta forma é essencial fortalecer a relação funcional deste pólo com o pólo logístico da Trafaria e com o pólo de Almada, embora mantendo-o numa unidade de ordenamento distinta.