Têm o Dia da Terra todos os dias

0

Earth Day Everyday – é um projecto preparado por estudantes do ensino secundário de Elbląg como parte do concurso “Zwolnieni z teorii” (Isento de Teoria), que visa promover a ecologia. Como é que Mirella, Kamila, Laura e Klaudia, alunos da Escola Secundária nº 2, querem cuidar do planeta e dos seus arredores mais próximos?

– Porquê a ideia de uma tal iniciativa? De onde obteve o seu nome?

Mirella: – A ecologia é um tema muito próximo para nós e estamos interessados nela. Foi por isso que decidimos levar a cabo um projecto social baseado neste tema. Na vida do projecto e em todas as plataformas sociais, seguimos o slogan “Celebramos o #earthday”. – é de onde vem o nome. O principal objectivo da nossa iniciativa é difundir a consciência ambiental entre o público. Através da educação, demonstramos como cuidar do ambiente para melhorar a sua realidade actual e tornar as pessoas conscientes de que mesmo pequenas mudanças na vida quotidiana contribuem para um futuro melhor para o nosso planeta.

– Como é o seu trabalho no projecto numa base diária?

Mirella: – Temos muito cuidado na criação da imagem do projecto, por isso o trabalho diário é imediatamente dividido e cada um de nós cuida de outra coisa. Como líder, sou responsável pela organização da publicidade, publicação de conteúdos e criação gráfica, assim como pelo contacto com parceiros. Além disso, sou um apresentador durante as conferências e realizo entrevistas. Kamila prepara materiais para as palestras e entrevistas e trata da conta TikTok, onde alcançamos a maior audiência. Laura é responsável pela edição dos conteúdos publicados, incluindo a cooperação com outros projectos comunitários, e gere a nossa conta no Facebook. Klaudia é responsável pelos aspectos sociais, tais como o acolhimento das nossas conversas e entrevistas.

– Vive e estuda em Elbląg. Considera Elbląg uma cidade ecológica? Porquê sim, porquê não?

Kamila: – Pensamos que é impossível responder a esta pergunta com um simples “sim” ou “não”. Uma vantagem significativa de Elbląg é que tem muito verde, parques maiores ou mais pequenos podem ser encontrados em quase todo o lado. A nossa cidade tem também uma rede de transportes públicos bem desenvolvida, baseada em eléctricos. É muito mais ecológico do que o transporte em autocarro. No lado positivo, a maioria da iluminação das ruas foi substituída por LEDs. Mas infelizmente, não existem suficientes contentores de segregação de resíduos em locais públicos e PSZOKs, ou seja, Centros Colectivos de Resíduos. A falta de um número adequado de pontos de recolha de resíduos perigosos significa que estes são frequentemente deitados fora com lixo comum. Existem também poucas acções ecológicas que possam aumentar a consciência ecológica dos habitantes.

Resumindo: podemos ver mudanças para melhor, mas vai lentamente. Esperamos que o nosso projecto dê pelo menos uma pequena contribuição para melhorar a situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui