“Memórias da Revolução no distrito de Setúbal” 25 anos depois
Vol II
Este livro reúne um conjunto de 51 entrevistas publicadas no “Setúbal na Rede”, o Portal do Distrito, entre Abril de 2000 e Abril de 2001, completando assim um trabalho iniciado um ano antes e cuja primeira parte já havia sido editada em livro em Janeiro de 2001.
Com este trabalho, o “Setúbal na Rede” recuperou memórias quase esquecidas de um período único para o distrito de Setúbal, numa iniciativa inédita que relevou sobretudo os protagonistas dos acontecimentos que tornaram esta região num dos expoentes máximos do período revolucionário que mediou o país entre 1974 e 1976. Baseado num conjunto de entrevistas pessoais, este trabalho realça a componente emocional e humana do PREC, sendo que as afirmações e relatos dos acontecimentos são da inteira responsabilidade dos entrevistados, tendo o “Setúbal na Rede” salvaguardado a verdade histórica, ao submeter estes testemunhos à análise de elementos de elementos de diferentes forças políticas da região.
Esta obra, cujo primeiro volume tem prefácio de Otelo Saraiva de Carvalho e agrupa os acontecimentos que vão desde a revolução até às eleições para a Assembleia Constituinte, em 25 de Abril de 1975, é concluida agora com a edição do segundo volume, com prefácio de Victor Alves e um breve comentário de Ramalho Eanes, que reúne os episódios finais do PREC, até à democratização efectiva do país, com as eleições legislativas de 25 de Abril de 1976.
“Politólogos, sociólogos e psicólogos sociais oferecem-nos estudos de tempos, de situações e personagens na sua diversidade e complexa interacção. Fazem-no, recorrendo, habitualmente, a modelos e critérios comprovados. São obras importantes que nos proporcionam sempre aprendizagem, mas nem sempre descoberta e, poucas vezes, provocação.
Não acontece assim com Memórias da Revolução no Distrito de Setúbal. Ao contrário daquelas, provoca-nos, desafia-nos a descobrir a VERDADE entre variadas e, por vezes, contraditórias verdades pessoais. Fá-lo através de um conjunto de testemunhos em que cada actor relata, na primeira pessoa, um tempo, descreve uma situação (interactiva, obviamente), intenta uma autojustificação de comportamentos e atitudes. Na topografia deste aparente labirinto de percursos pessoais diferentes e, muitas vezes, contraditórios, quase sentimos que não nos será possível, ou que, no mínimo, não nos será fácil encontrar o norte da verdade – A VERDADE.”
António Ramalho Eanes
Para encomendar o livro, preencha o formulário com os seus dados e receberá um exemplar à cobrança.
Preço do livro = 5.000$00 + custos de envio