Observar o crescimento do seu negócio é desejável, mas um crescimento muito rápido do negócio pode causar dificuldades se não for gerenciado adequadamente.
É importante ser capaz de manter uma visão de médio a longo prazo
As tarefas a realizar crescem exponencialmente com o aumento dos produtos ou serviços oferecidos e dos clientes a gerir, mas uma actividade frenética não conduz necessariamente a um desempenho positivo para a empresa, muito pelo contrário. Um bom empreendedor deve saber dizer não a clientes que não estão no alvo ou a ações que não fazem parte da missão da empresa.
Da mesma forma, para crescer bem é fundamental saber organizar os recursos humanos, indo institucionalizar papéis precisos e aprender a delegar. Saber delegar significa confiar em seus colaboradores e, portanto, a longo prazo, poder potencializar seus pontos fortes.
- Ter uma organização bem estruturada será então o primeiro passo na construção de uma estratégia de médio-longo prazo para uma empresa capaz de competir no mercado.
- O que acontece quando uma pequena ou média empresa passa por uma fase de crescimento muito rápido?
- Quais são as regras a seguir e em quais aspectos prestar mais atenção?
- Índice
Empresa em crescimento descontrolado: um círculo vicioso a ser quebrado
Consolidando a empresa: as cinco regras de ouro
A importância de uma equipe estruturada e o papel do Conselho de Administração
Conhecer e conhecer uns aos outros para satisfazer seus clientes
Qualidade de vida não é uma questão a ser subestimada
Empresa em crescimento descontrolado: um círculo vicioso a ser quebrado
Embora seja certamente positivo que uma empresa esteja a passar por uma fase de crescimento, existem muitos empresários que têm dificuldade em gerir uma expansão muito rápida dos negócios da empresa. As dificuldades são muitas, desde a necessidade de gerir processos mais complexos até à inclusão de novos recursos, com todos os problemas que uma fase de recrutamento acarreta.
Quando uma empresa cresce muito rapidamente, é possível que se crie um círculo vicioso:
- a empresa expande em novos produtos e serviços, sem uma estratégia subjacente clara;
- os recursos disponíveis são utilizados de forma dispersa, sendo difícil perceber quais são
- os clientes alvo de referência;
- os clientes tendem a estar cada vez menos satisfeitos com os produtos/serviços oferecidos;
- os lucros são reduzidos;
- cria-se uma situação de emergência permanente, na qual a gestão vive o dia a dia, sem a capacidade de focar nas prioridades.
Como quebrar esse loop perigoso?
A única alternativa é parar um pouco e aproveitar o tempo para discutir as diretrizes estratégicas. Organização, prioridades, objetivos: estas são as palavras-chave. Sem nunca esquecer o justo equilíbrio entre a vida privada e a atividade laboral.