Um simulacro, ao meio-dia de 5 de novembro, no Parque Urbano de Albarquel, em Setúbal, analisa a resposta operacional de emergência e também os tratamentos de evacuação após a advertência do incidente de um maremoto, aderindo a um sismo.
Os alarmes de alerta do sistema de alerta tsumani experimental montado no Parque Urbano de Albarquel soam às 14h30, hora de início do exercício realizado pela Defesa Civil Municipal e também Bombeiros de Setúbal, com a colaboração de diversas entidades, no âmbito da Estratégia Comunitária de Emergência.
- A simulação, que se inicia após a descoberta do maremoto, assim como os alarmes e também o painel de detalhes daquela sala de recreação são acionados, examina a reação de descarga do parque, com o dispositivo operacional ali presente para encaminhar a população para o local definido refúgios, Fatores de Cumprimento, situados a uma altura superior a dez metros.
- Em situação de redução ou colapso de vias de acesso, o exercício é executado in loco pela equipa de gestão de situação de emergência do Parque Urbano de Albarquel, dado que o tratamento dos meios de defesa bem como de salvamento deixa de ser possível devido à inacessibilidade ao local na rede Internet.
Esta simulação pretende verificar as ações de prevenção associadas ao risco de tsunami, que incluem o sistema de alerta e também de alerta para a população, bem como examinar o sistema de sinalização desenvolvido e verificar os hábitos da população presente no parque.