[ Setúbal na Rede] – Passatempo “O Bando”

0

O Teatro “O bando” é membro activo de diferentes Redes Europeias de Cultura. Uma das mais importantes para o nosso trabalho é a EunetART — European Network of Art Organisations for Children and Young People. “Facilitar a troca de ideias e experiências entre artistas profissionais que trabalham na Europa para crianças e jovens“ é um dos seus princípios. Membro da direcção desta rede, que conta com mais de 100 membros de 28 diferentes países da Europa, O Bando participa neste momento em dois dos projectos plurianuais desta rede, “Histórias dos Recreios na Europa” e “ Um Mito para a Europa”.

“ABRIGO”

“Um abrigo para ser realmente um abrigo tem de se situar em campo adverso. Estou outra vez em guerra com a mesma urgência de protestar. Tenho mais uma vez o mesmo sentimento de impotência perante a insuficiência da palavra e do acto. O grito de alerta esvai-se num ridículo sussurro. Também a surdez parece ser geral”

                                       João brites.

E tu? De que lado é que tu estás? – Eu, estou aqui deste lado! – E esse lado aí é do meu lado? – Não, este lado aqui é do meu lado! – Então tu não estás do meu lado? – Não, eu não estou do teu lado. Estou ao teu lado mas não estou do teu lado!

Ismaïl Kadaré 

É o escritor albanês contemporâneo mais prestigiado nacional e internacionalmente. Os seus livros, poesia e romance, foram traduzidos para quarenta línguas estrangeiras e há já vários anos  que o seu nome integra a lista de candidatos ao Prémio Nobel da Literatura.

Nascido em 1936, em Gjirokastër, no sul da Albânia, Kadaré estudou línguas e literatura na Universidade de Tirana e, mais tarde, no Instituto Gorky de Literatura Mundial, em Moscovo.