Eixo Estratégico 1
Promoção da qualidade do território regional
Quadro III.1 – Medidas tendentes a melhorar a mobilidade de nível nacional e internacional
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Medidas |
Descrição sumária |
Localização/
âmbito de aplicação |
Promotores privilegiados |
1. Desenvolvimento do conceito de um porto da Área Metro-politana de Lisboa através do planea-mento e da gestão articulada das várias infraestruturas portuá-rias existentes nos estuários do Tejo e do Sado.
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Identificação das vocações específicas de cada porto e consequente afectação dos meios e recursos necessários à sua progressiva afirmação como plataforma portuária especializada, num contexto de complementaridade dos portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra. Integrar o Porto de Setúbal na rede nacional de logística.
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Portos de Lisboa e Setúbal/
Sesimbra
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Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Administração do Porto de Lisboa, Secretaria de Estado da Administração Portuária
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2. Promoção de realização de estudos para a melhoria das acessibilidades rodo-ferroviárias aos portos
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Melhoria das condições de acessibilidade rodoviária e ferroviária através de acções articuladas com os projectos previstos nos PDM de Almada e Setúbal. Elaboração de estudos que contribuam para a melhoria dos acessos rodoviários e ferroviários aos portos, em função dos seus diferentes tipos de tráfego e dos interlands que interessa potenciar.
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Setúbal, Porto Brandão, Trafaria, Banática |
Câmaras Municipais de Almada e Setúbal
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3. Promoção de estu-dos de localização de plataformas logísticas
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Identificação das áreas potencialmente vocacionadas para a criação de plataformas logísticas, nomeadamente na zona de Coina – na proximidade do pólo industrial aí existente – e em Setúbal/Mitrena. Realização do estudo para definir o perfil, delimitação exacta e articulação da plataforma da AML-Sul com outras plataformas logísticas menores.
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Península
de Setúbal |
Associação de Municípios do Distrito de Setúbal; Secretaria de Estado dos Transportes e Secretaria de Estado da Administração Portuária.
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4. Identificação das funções da nova travessia do Tejo de acordo com as ne-cessidades de trans-porte de passageiros e de mercadorias e da sua necessária articulação com o projecto da alta velocidade
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Melhoria, em termos nacionais e regionais, das condições de acessibilidade ferroviária – tanto ligeira como pesada – à Península. Assegurar uma boa ligação ferroviária à futura estação central de Lisboa. Elaboração de estudos que contribuam para uma melhor definição da imprescindível articu-lação dos projectos previstos para a rede ferroviária nacional (tanto em bitola ibérica como em bitola europeia – alta velocidade) e a rede de metropolitano ou de eléctrico moderno a desenvolver na Península de Setúbal, assim como para identificação dos diferentes tipos de tráfego potenciais.
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Península
de Setúbal |
Grupo de Missão para a 3ª Travessia, REFER, CP, Empresa do MST, Metropolitano de Lisboa,EP
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5. Promoção da organização e cria-ção de serviços subur-banos e regionais, com rebatimento na estação principal de Pinhal Novo
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Criação de um nó de interconexão de redes ferroviárias no Pinhal Novo, dotando a estação de Pinhal Novo das condições necessárias para desempenhar o papel de principal centro de interconexão do sistema de transportes no interior da Península de Setúbal (horários cadenciados a partir do Pinhal Novo). Estudo de identificação da tipologia de serviços em função das necessidades de transporte e dos projectos existentes ou em curso.
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Pinhal Novo |
Secretaria de Estado dos Transportes, REFER, CP
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6. Articulação da rede rodoviária nacional e regional visando a correspondente me-lhoria da aces-sibilidade rodoviária global da Península
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Assegurar as ligações rodoviárias da Península ao novo aeroporto. Construção do IC11 e da Ponte do Carregado. Completar o IC 13 (Anel de Coina). IC3: Lanço Montijo/Porto Alto, IC3/A13: Almeirim/Porto Alto, IC11/A10: Lanço Carregado/IC3 (Porto Alto), IC11/A13: Santo Estêvão/Marateca (A2/A6). IC20: Prolongamento para sul da Costa da Caparica até ao IC32, IC32: Ligação IC20 (nó do Funchalinho) /Coina (IC21), IC32/EN377: Funchalinho /Trafaria, Variante à EN252 (Pinhal Novo), ER10-4: Lanço Praias do Sado/Zona Portuária.
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Península
de Setúbal |
Instituto de Estradas de Portugal, BRISA, Autarquias
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7. Medidas visando a articulação das redes ferroviárias existentes e previstas visando a melhoria da aces-sibilidade ferroviária à Península
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Assegurar ligações ferroviárias da Península ao novo aeroporto da OTA. Criação e organização de novos serviços em função da nova rede ferroviária, nomeadamente a partir da estação do Pinhal Novo. Criação de uma ligação ferroviária dupla com Lisboa, quer através da rede actual após o fecho de malha entre Coina e o Pinhal Novo, quer pelo prolongamento até ao Pinhal Novo da futura linha norte-sul em bitola standard.
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Península
de Setúbal |
REFER e CP,
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