Eixo Estratégico 1
Promoção da qualidade do território regional
Página anterior
Quadro III.2 – Medidas tendentes a melhorar a mobilidade de nível regional/metropolitano
|
Medidas |
Descrição sumária |
Localização/
âmbito de aplicação |
Promotores privilegiados |
8. Medidas de promo-ção da melhoria das ligações à Margem Norte
|
Execução de novas travessias no Tejo. Estudo da viabilidade técnica e financeira de um serviço de metropolitano ligeiro entre o Pinhal Novo e o Montijo, com eventual ligação a Lisboa pela ponte Vasco da Gama ou pela ponte Chelas-Barreiro. Promoção da utilização dos transpor-tes colectivos com o mesmo nível de qualidade qualquer que seja o modo de transporte colectivo utilizado. Desenvolvimento da diversificação modal através de acções de coordenação entre os operadores de transporte.
|
Montijo, Palmela, Barreiro
|
Gabinete da Nova Travessia do Tejo, IEP, REFER, DGTT,
Empresa do MST
|
9. Medidas de promo-ção da melhoria das acessibilidades no Arco Ribeirinho
|
Execução de novas travessias no Tejo. Estudo da viabilidade técnica e financeira de um serviço de metropolitano ligeiro entre o Pinhal Novo e o Montijo, com eventual ligação a Lisboa pela ponte Vasco da Gama ou pela ponte Chelas-Barreiro. Promoção da utilização dos transpor-tes colectivos com o mesmo nível de qualidade qualquer que seja o modo de transporte colectivo utilizado. Desenvolvimento da diversificação modal através de acções de coordenação entre os operadores de transporte. Integração de projectos de infraestruturas e serviços que melho-rem as acessibilidades e avaliação dos seus impactes. Conclusão da 1ª e 2ª fases do MST. Construção da ligação rodoviária Barreiro-Seixal, Construção da ligação rodoviária Moita-Montijo. Conclusão da constru-ção da ligação ferroviária Coina-Pinhal Novo.
|
Moita, Montijo, Palmela, Barreiro, Seixal |
IEP, REFER, DGTT, Empresa do MST, Autarquias
|
10. Articulação do Arco Ribeirinho com Setúbal
|
Melhoria da articulação do Arco Ribeirinho com Setúbal através do reaproveitamento de infra-estruturas e melhoria dos serviços de transportes. Reaproveitamento do espaço canal da antiga ligação Montijo-Pinhal Novo para o desenvolvimento de um serviço com características urbanas / suburbanas. Implantação de integração tarifária (bilhete único urbano / suburbano).
|
Montijo, Palmela, |
DGTT, Empresas de transporte colectivo de passageiros, Autarquias
|
11. Melhoria da acessibilidade em transportes colectivos às áreas de lazer e pontos de interesse turístico
|
Reordenamento da circulação e do estacionamento nos acessos às praias e pontos de interesse turístico. Desenvolvimento e concretização de acções de melhoria das acessibi-lidades e promoção dos transportes colectivos, prolongamento do MST à Costa da Caparica. Completar da variante à Costa da Caparica. Completar da variante à EN10 e sua ligação com a via turística. Reordenamento da circulação e do estacionamento e promoção de transportes colectivos (mini-bus e bicicleta) no Parque da Arrábida. Criação de um serviço combinado de ferreis com um serviço especial de autocarros em Tróia, como alterna-tiva eficaz à intenção de construir uma ligação rodoviária entre Setúbal e Tróia.
|
Frente Atlântica entre a Costa da Caparica e o Cabo Espichel, Parque Natural da Arrábida, Península de Tróia |
DGTT, Opradores de transportes, Empresa do MST, Secretaria de Estado dos Transportes, CM’s, IEP, ICN
|
12. Promoção da multimodalidade
|
Desenvolvimento da articulação funcional e tarifária entre os vários modos de transporte. Elaboração de um plano de deslocações urbanas da Península de Setúbal. Criação de uma mesa de concertação entre DGTT, Câmaras Municipais e operadores de transporte. Desen-volvimento dos estudos conducentes à instituição de um bilhete de rede para cada subzona de transportes da Península de Setúbal.
|
Península
de Setúbal |
DGTT, Operadores de transportes, CM’s
|
13. Desenvolvimento de sistemas integrados Transporte individual / Transporte colectivo
|
Promover a redução da utilização do TI nas deslocações quotidianas com a construção de parques dissuasores nas principais estações, terminais fluviais e nós de transportes colec-tivos; adopção de um sistema tarifário integrado entre estacionamento e TC. Criação de um serviço de ferries entre Algés e a Trafaria, substituindo assim o actualmente existente entre Cacilhas e o Cais do Sodré.
|
Trafaria |
Transtejo, APL, CM de Almada
|
14. Melhoria da atractividade do siste-ma transporte colec-tivo nas travessias do Tejo
|
Reforço das carreiras fluviais entre Trafaria e Belém/Algés; redução dos tempos de atravessamento fluvial entre Barreiro e Lisboa; reformulação das coroas do passe intermodal entre as duas margens do Tejo; construção de rampas de acesso para TC à Praça da Portagem a partir da zona do viaduto do Pragal. Construção do terminal do Montijo (Seixalinho) e respectivo parque de estacionamento dissuasor; melhoramentos no terminal e pontões da Trafaria (mais par-queamento de viaturas e estrutura de apoio a pontões) e construção dos terminais e pontões, incluindo par-queamento de viaturas, de Miratejo (Seixal II) e Moita (Alhos Vedros).
|
Trafaria, Pragal, Seixal, Moita, Montijo |
Soflusa e Transtejo, APL, CM’s
|
15. Favorecimento de uma utilização racio-nal do Transporte Individual
|
Introdução de sistema prioritário e bonificado para a travessia da Ponte 25 de Abril para veículos com ocupação igual ou superior a três passageiros. Implementação de um sistema selectivo de portagens que distinga os utilizadores mais frequen-tes dos ocasionais e os períodos de ponta dos restantes períodos do dia e da noite.
|
Almada,
Pragal |
Lusoponte, Secretaria de Estado das Obras Públicas
|
16. Desenvolvimento da rede do MST
|
Conclusão da 2ª e 3ª fases da rede MST e estudo do seu prolongamento até ao Montijo. Estudo do possível aproveitamento do espaço canal da antiga ferrovia entre o Pinhal Novo e o Montijo para utilização do MST.
|
Barreiro, Moita, Montijo, Palmela |
DGTT, Empresa do MST, Secretaria de Estado dos Transportes, CM’s
|
Página Seguinte
|
|