[ Setúbal na Rede ] – PEDEPES – Promoção da Qualidade do Território Regional1

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Eixo Estratégico 1

Promoção da qualidade do território regional
 

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Quadro III.2 – Medidas tendentes a melhorar a mobilidade de nível regional/metropolitano

Medidas Descrição sumária Localização/
âmbito de aplicação
Promotores privilegiados

8. Medidas de promo-ção da melhoria das ligações à Margem Norte

Execução de novas travessias no Tejo. Estudo da viabilidade técnica e financeira de um serviço de metropolitano ligeiro entre o Pinhal Novo e o Montijo, com eventual ligação a Lisboa pela ponte Vasco da Gama ou pela ponte Chelas-Barreiro. Promoção da utilização dos transpor-tes colectivos com o mesmo nível de qualidade qualquer que seja o modo de transporte colectivo utilizado. Desenvolvimento da diversificação modal através de acções de coordenação entre os operadores de transporte.

Montijo, Palmela, Barreiro

Gabinete da Nova Travessia do Tejo, IEP, REFER, DGTT,

Empresa do MST

9. Medidas de promo-ção da melhoria das acessibilidades no Arco Ribeirinho

Execução de novas travessias no Tejo. Estudo da viabilidade técnica e financeira de um serviço de metropolitano ligeiro entre o Pinhal Novo e o Montijo, com eventual ligação a Lisboa pela ponte Vasco da Gama ou pela ponte Chelas-Barreiro. Promoção da utilização dos transpor-tes colectivos com o mesmo nível de qualidade qualquer que seja o modo de transporte colectivo utilizado. Desenvolvimento da diversificação modal através de acções de coordenação entre os operadores de transporte. Integração de projectos de infraestruturas e serviços que melho-rem as acessibilidades e avaliação dos seus impactes. Conclusão da 1ª e 2ª fases do MST. Construção da ligação rodoviária Barreiro-Seixal, Construção da ligação rodoviária Moita-Montijo. Conclusão da constru-ção da ligação ferroviária Coina-Pinhal Novo.

Moita, Montijo, Palmela, Barreiro, Seixal

IEP, REFER, DGTT, Empresa do MST, Autarquias

10. Articulação do Arco Ribeirinho com Setúbal

Melhoria da articulação do Arco Ribeirinho com Setúbal através do reaproveitamento de infra-estruturas e melhoria dos serviços de transportes. Reaproveitamento do espaço canal da antiga ligação Montijo-Pinhal Novo para o desenvolvimento de um serviço com características urbanas / suburbanas. Implantação de integração tarifária (bilhete único urbano / suburbano).

Montijo, Palmela,

DGTT, Empresas de transporte colectivo de passageiros, Autarquias

11. Melhoria da acessibilidade em transportes colectivos às áreas de lazer e pontos de interesse turístico

Reordenamento da circulação e do estacionamento nos acessos às praias e pontos de interesse turístico. Desenvolvimento e concretização de acções de melhoria das acessibi-lidades e promoção dos transportes colectivos, prolongamento do MST à Costa da Caparica. Completar da variante à Costa da Caparica. Completar da variante à EN10 e sua ligação com a via turística. Reordenamento da circulação e do estacionamento e promoção de transportes colectivos (mini-bus e bicicleta) no Parque da Arrábida. Criação de um serviço combinado de ferreis com um serviço especial de autocarros em Tróia, como alterna-tiva eficaz à intenção de construir uma ligação rodoviária entre Setúbal e Tróia.

Frente Atlântica entre a Costa da Caparica e o Cabo Espichel, Parque Natural da Arrábida, Península de Tróia

DGTT, Opradores de transportes, Empresa do MST, Secretaria de Estado dos Transportes, CM’s, IEP, ICN

12. Promoção da multimodalidade

Desenvolvimento da articulação funcional e tarifária entre os vários modos de transporte. Elaboração de um plano de deslocações urbanas da Península de Setúbal. Criação de uma mesa de concertação entre DGTT, Câmaras Municipais e operadores de transporte. Desen-volvimento dos estudos conducentes à instituição de um bilhete de rede para cada subzona de transportes da Península de Setúbal.

Península
de Setúbal

DGTT, Operadores de transportes, CM’s

13. Desenvolvimento de sistemas integrados Transporte individual / Transporte colectivo

Promover a redução da utilização do TI nas deslocações quotidianas com a construção de parques dissuasores nas principais estações, terminais fluviais e nós de transportes colec-tivos; adopção de um sistema tarifário integrado entre estacionamento e TC. Criação de um serviço de ferries entre Algés e a Trafaria, substituindo assim o actualmente existente entre Cacilhas e o Cais do Sodré.

Trafaria

Transtejo, APL, CM de Almada

14. Melhoria da atractividade do siste-ma transporte colec-tivo nas travessias do Tejo

Reforço das carreiras fluviais entre Trafaria e Belém/Algés; redução dos tempos de atravessamento fluvial entre Barreiro e Lisboa; reformulação das coroas do passe intermodal entre as duas margens do Tejo; construção de rampas de acesso para TC à Praça da Portagem a partir da zona do viaduto do Pragal. Construção do terminal do Montijo (Seixalinho) e respectivo parque de estacionamento dissuasor; melhoramentos no terminal e pontões da Trafaria (mais par-queamento de viaturas e estrutura de apoio a pontões) e construção dos terminais e pontões, incluindo par-queamento de viaturas, de Miratejo (Seixal II) e Moita (Alhos Vedros).

Trafaria, Pragal, Seixal, Moita, Montijo

Soflusa e Transtejo, APL, CM’s

15. Favorecimento de uma utilização racio-nal do Transporte Individual

Introdução de sistema prioritário e bonificado para a travessia da Ponte 25 de Abril para veículos com ocupação igual ou superior a três passageiros. Implementação de um sistema selectivo de portagens que distinga os utilizadores mais frequen-tes dos ocasionais e os períodos de ponta dos restantes períodos do dia e da noite.

Almada,
Pragal

Lusoponte, Secretaria de Estado das Obras Públicas

16. Desenvolvimento da rede do MST

Conclusão da 2ª e 3ª fases da rede MST e estudo do seu prolongamento até ao Montijo. Estudo do possível aproveitamento do espaço canal da antiga ferrovia entre o Pinhal Novo e o Montijo para utilização do MST.

Barreiro, Moita, Montijo, Palmela

DGTT, Empresa do MST, Secretaria de Estado dos Transportes, CM’s

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