[ Setúbal na Rede] – Apresentação

0
Rate this post

Apresentação

O “Setúbal na Rede” é um jornal regional que cobre informativamente todo o distrito de Setúbal.

Foi o primeiro jornal exclusivamente digital do país, fundado em 5 de Janeiro de 1998, ou seja, o primeiro jornal em Portugal sem suporte de papel.

Começou por ser um semanário, mas após três anos passou a ter actualização em permanência e a assumir-se como “O Portal do Distrito”, disponibilizando um conjunto bastante vasto de informações, muito para além da componente meramente noticiosa.

As notícias e as crónicas de opinião constituem a principal razão de existência do “Setúbal na Rede”, garantindo a cobertura total da actualidade e a pluralidade de opiniões, com respeito pelas diferentes ideologias.

O “Setúbal na Rede” assume como público-alvo as pessoas que estão colocadas em cargos de decisão ou os cidadãos mais interessados e participativos na vida pública, destacando-se, deste modo, a classe política, o meio empresarial e o meio universitário.

A elaboração das notícias rege-se por elevados padrões de rigor e isenção, sendo seleccionadas de entre a actualidade com base no interesse avaliado de acordo com o perfil editorial estabelecido e com recurso às regras elementares do jornalismo, não publicando faxes nem comunicados e ouvindo sempre os diferentes protagonistas dos acontecimentos, procedimentos que lhe valeram o Prémio Gazeta de Imprensa Regional ’99.

Goza hoje de um considerável prestígio em todo o país, sendo regularmente apontado como um projecto de referência na Internet em Portugal e contabilizando uma média de 15 mil visitas reais por mês, o que o torna no órgão de comunicação social de maior projecção do distrito.

Além de garantir a actualização em permanência do Portal, o “Setúbal na Rede” tem organizado um vasto conjunto de iniciativas fora do âmbito digital, desde a edição de livros até à realização de seminários, debates e tertúlias.