OPINIÃO
Ângelo Reis
(Técnico de Segurança)
Avaliação económica da prevenção
dos acidentes de trabalho
A melhoria da segurança e da saúde no local de trabalho, pode trazer vantagens económicas para as empresas. Os acidentes de trabalho e as doenças profissionais têm custos elevados sobretudo para as pequenas empresas. onde os acidentes de trabalho podem ter repercussões financeiras significativas.
A informação e o conhecimento dos efeitos dos acidentes, de preferência expressos em termos monetários, ajudam as entidades empregadoras a tomar decisões. O verdadeiro valor da avaliação económica, reside no facto de esta influenciar as convicções dos decisores e responsáveis políticos. A avaliação económica deverá ter uma actividade levada a cabo conjuntamente por todos os interessados, de forma a obter-se o máximo de eficácia neste domínio. Um meio eficaz para atingir este fim é a realização de estimativas financeiras ou económicas, oferecendo-se uma visão de conjunto realista dos custos totais dos acidentes, bem como das vantagens decorrentes da sua prevenção.
A prevenção de acidentes de trabalho, lesões ou doenças relacionadas com o trabalho não só reduz os custos, como também contribui para melhorar o desempenho da empresa. A saúde e a segurança dos trabalhadores pode ajudar de várias formas o desempenho da empresa, por exemplo:
-
Trabalhadores saudáveis são mais produtivos e a qualidade do seu trabalho pode ser superior;
-
Menos acidentes e menos doenças relacionadas com o trabalho significam menos faltas por doença, o que se traduz na diminuição dos custos e na minimização das paragens no ciclo de produção;
-
Um equipamento e um ambiente adequado às necessidades do processo do trabalho, e cuja manutenção seja assegurada, aumentam a produtividade, melhoram a qualidade e reduzem os riscos de saúde e segurança;
-
A redução das lesões e doenças significa menos danos e menos obrigações de reparação dos danos.
(A elaboração de uma estimativa dos custos de acidentes a suportar por uma empresa ou de uma análise da relação custo/benefício das actividades preventivas não deverá ser demasiado complicada).
Os acidentes de trabalho são um fardo para muitos. As empresas nem sempre suportam a totalidade dos custos causados por doenças profissionais e lesões ou perturbações funcionais, relacionadas com o trabalho. Para além disso, os acidentes também geram custos a suportar por outras empresas, pelos próprios trabalhadores e pela sociedade em geral, como por exemplo, nos casos em que a empresa poderá não cobrir os custos resultantes de cuidados de saúde prestados aos trabalhadores, ou em que as pensões de invalidez são garantidas através de fundos colectivos.
Por isso a prevenção de acidentes é mais do que mera redução dos danos. É, uma boa organização, um bom investimento em segurança, gera maior produtividade, eficiência e qualidade, imagem da empresa, capacidade inovadora, maior adequabilidade aos processos de trabalho e maior motivação pessoal.
Um bom ano cheio de segurança, são os desejos desta “janela”.