[ Setúbal na Rede ] – Publicidade da Estalagem do Sado

0

“10 MILHÕES DE ESTRELAS”
UM GESTO DE PAZ

“10 Milhões de Estrelas” tem a sua origem mais remota numa operação “Velas” lançada em 1984, em Annecy (França) pela respectiva Cáritas Diocesana. Durante o tempo do advento as pessoas foram convidadas a usar velas com a cor do Secours Catholique (Cáritas França).

Em 1991, a campanha tornou-se nacional, adoptou o nome “10 Milhões de Estrelas” e passou para o tempo do Natal. No ano de 2002, “10 Milhões de Estrelas” atinge a dimensão europeia, quando em 20 de Dezembro cerca de 60 Cáritas Diocesanas têm acções conjuntas de iluminação de diversos espaços. Em 2003 a operação vai ter um âmbito mundial, simbolizando o empenhamento da rede Cáritas a favor da PAZ e da SOLIDARIEDADE.

Este ano é a vez de Portugal aderir. Por proposta da Cáritas Portuguesa fomos desafiados a implementar esta operação. Várias Cáritas Diocesanas responderam afirmativamente, entre as quais a Cáritas Diocesanas de Setúbal.

O Principal objectivo desta operação é a sensibilização para os valores da paz e da solidariedade. Todas as realizações programadas para desenvolver esta cultura de paz, e que a seguir indicamos, só farão sentido se tiverem como pano de fundo um bom trabalho de sensibilização que desperte as consciências para a urgência da paz e da solidariedade.

A operação “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto de Paz” pretende tocar toda a população, independentemente das suas opções políticas ou religiosas. Para o seu sucesso, é muito importante  conseguir a adesão daqueles que estão afastados ou não se identificam com a nossa matriz cristã, mas têm em comum connosco estes valores universais: PAZ e SOLIDARIEDADE
Pretende-se atingir com as acções deste projecto o maior número de crianças e jovens das Escolas e Universidades. Porque mais generosas e sensíveis a estas problemáticas, as crianças e jovens deverão ser alvo de atenção especial no desenrolar das diversas acções.

Serão postas à venda pequenas velas em vários pontos da cidade a partir de 24 de Outubro aos fins de semana e feriados. Na semana de 15 a 20 de Dezembro a venda será feita todos os dias.
Na noite de 24 de Dezembro, em hora determinada internacionalmente, as famílias deverão acender pequenas as velas adquiridas e colocá-las à janela, preferencialmente, de modo a serem vistas da rua, ou, não sendo possível, junto do presépio, ou na mesa de ceia…

ACTIVIDADES E ESPECTÁCULO NA PRAÇA DO BOCAGE

Entre as 10 e as 18 horas do dia 20 de Dezembro, crianças, jovens e população em geral convergirão para a Praça do Bocage, onde irão decorrer diversas actividades, culturais e artísticas.

A partir das 21 horas acontecerá um espectáculo de variedades com a participação de vários artistas e grupos corais. Será feita a iluminação, através de fotoforos (O fotoforo é um boião de terracota que tem 11 cm de altura por 11 cm de diâmetro. Contêm cera e uma torcida com 1cm de diâmetro) de um espaço do Largo. O local escolhido tem tem um significado simbólico: na antiga Grécia, o povo encontrava-se na agora, praça principal da cidade, para resolver os seus problemas. O conteúdo desta manifestação pública é importante como motivação e preparação para o outro momento do dia 24 de Dezembro.

MENSAGEM DE JOÃO PAULO II
“Gestos de PAZ nascem da vida de pessoas que cultivam constantemente no próprio espírito atitudes de PAZ; são fruto da mente e do coração de “obreiros da paz”. Gestos de PAZ são possíveis quando as pessoas têm em grande apreço a dimensão comunitária da vida, podendo assim perceber o significado e as consequências que certos acontecimentos têm para a sua própria comunidade e para o mundo inteiro. Gestos de PAZ criam uma tradição e uma cultura de PAZ.”